1. Por quê preciso de um Arquiteto para uma construção ou reforma?
- Primeiro, porque é obrigatório por Leis, Normas e Decretos. Somente o Arquiteto é habilitado para elaborar um Projeto de Arquitetura, para sua casa nova, para uma loja, e mesmo para uma pequena reforma. O lado bom, é que o Arquiteto é especializado em planejar espaços, apresentar soluções técnicas e te ajudar a encontrar a melhor distribuição de espaços, ambientes e soluções técnicas. O pior que pode acontecer, é você tentar fazer o que não sabe. Conte com um profissional!
2. Como escolher meu Arquiteto?
- Fácil: escolha seu Arquiteto como escolheria um Médico para uma importante cirurgia, ou um Advogado para uma causa difícil. Você não escolheria o mais barato nesses casos, certo? O Arquiteto vai trabalhar com uma verba muito grande e muitas vezes é o maior investimento de uma Família ou Empresa. Portanto, experiência, renome no mercado, e principalmente conhecimento técnico e competência são fundamentais na escolha de seu Arquiteto. Nunca escolha pelo "preço"!
3. Qual é a diferença entre Arquiteto e Engenheiro?
- Arquitetos fazem Projetos de Arquitetura, e Engenheiros fazem Projetos de Engenharia. Simples assim. Arquitetos planejam espaços, criam ambientes, fazem "plantas", layout, e deve ser o primeiro profissional a ser contratado para uma nova construção ou reforma. Engenheiros fazem os demais projetos: Instalações Elétricas, Cálculo Estrutural, Hidráulica, Ar-Condicionado, Automação, etc. (normalmente o Arquiteto trabalha em parceria com Engenheiros de sua confiança), e, para isso, os Engenheiros precisam do Projeto Arquitetônico!
4. Como Gil Nóbrega Arquitetura trabalha?
- Primeiro, fazemos uma reunião sem compromisso, para ver as necessidades e desejos do Cliente, analisar o quê ele espera da construção nova ou reforma, como ele imagina seu novo espaço, quanto imagina que vai gastar. Por isso, é muito importante que Você explique detalhadamente o que deseja. Nessa reunião, também apresentamos nosso trabalho, nossos projetos e obras, e nossa forma de trabalhar. Fazemos o orçamento do Projeto desejado. Uma vez aprovado, é iniciado um relacionamento que pode durar um mês, ou pode durar por vários meses, com diversas etapas de criação e desenvolvimento do projeto. Aqui, procuramos ter um contato muito amigável, disponível sempre que possível, e tiramos todas as dúvidas. Apresentamos várias ideias, coisas que o Cliente sequer imaginou, materiais que nem sabia que existem. Fazemos as alterações desejadas e apresentamos o projeto em 3D (maquete eletrônica), para perfeito entendimento. Porém, respeitamos a vontade do Cliente, já que é ele que vai morar ou trabalhar no espaço que nós iremos criar! Nunca impomos nossa vontade ou estilo, respeitamos os sonhos e preferências do Cliente.
5. Quando contrato o projeto, o Arquiteto também irá ser o Responsável pela Obra?
- Não. São dois trabalhos distintos, o projeto é feito no Escritório, e o acompanhamento da obra é um serviço externo, com custos e contratos separados. Porém, você pode contratar o mesmo Arquiteto para também acompanhar a execução da obra - e se responsabilizar por ela - já que ninguém melhor do que ele conhece os detalhes importantes do projeto que criou. Porém, também pode escolher outro profissional de sua confiança para esta tarefa. Cada profissional deve fornecer uma ART (ou RRT) para cada atividade - uma de PROJETO e outra de RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DA OBRA.
6. Sou obrigado a ter um Responsável pela Obra, além de ter os projetos de um Arquiteto?
- Sim. Mesmo para uma pequena reforma, atualmente é obrigatória a participação de um profissional habilitado para acompanhamento da obra, conforme NBR 16.280, sujeita à fiscalização pela prefeitura, CREA e CAU-BR; em caso de Fiscalização de qualquer um desses órgãos, o responsável será o síndico, o administrador ou o proprietário do Estabelecimento, casa, apartamento ou qualquer tipo de edificação. Se o proprietário executar a obra por sua conta, sem acompanhamento de um profissional (Arquiteto ou Engenheiro), além de notificação, multa e embargo da obra, ele fica sujeito à responder por crime de uso ilegal da profissão. Contrate um profissional para acompanhar, fiscalizar e orientar sua obra, ele tem muito mais experiência e conhecimento que Você, e pode proporcionar uma economia na racionalização da obra, agilizar os trabalhos da mão de obra através de um bom planejamento, resolver problemas no local (e eles sempre aparecem), e não considere isso como um dinheiro que podia economizar. Sempre você vai gastar mais, e ter mais dores de cabeça, sem um profissional ao seu lado!
Tem alguma outra dúvida? Envie um e-mail para nós! contato@gilnobrega.com.br